Conheça os serviços oferecidos pela Imunológica

Vacinação

A Imunológica conta com profissionais qualificados para atender você e toda sua família com as vacinas necessárias para manter-se seguro, desde vacinas para bebês até adultos.

• Imunoglobulina Anti-Rh
• Dengue
• DTP acelular (Difteria, Tétano e Coqueluche)
• DPT acelular (Difteria, Tétano e Coqueluche) + IPV
• Febre Amarela
• Gripe – Influenza (Tetravalente)
• Haemophilus Influenzae B
• Hepatite A (adulto)
• Hepatite A (pediátrica)
• Hepatite A e B combinada
• Hepatite B (adulto)
• Hepatite B (pediátrica)
• Herpes Zóster
• Hexavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Poliomelite, Haemophilus B e Hepatite B)
• HPV quadrivalente
• Meningocócica quadrivalente (ACWY)
• Meningocócica B
• Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Poliomelite e Haemophilus B)
• Pneumocócica conjugada (13 sorotipos)
• Pneumocócica  (23 sorotipos)
• Raiva INDISPONÍVEL EM CLÍNICAS PARTICULARES ATUALMENTE
• Rotavírus
• Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
• Triplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola)
• Varicela (catapora) A PARTIR DE 9 MESES

O consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada por nenhuma vacina e não aumenta o risco de eventos adversos pós-vacinais. Por outro lado, a ingestão excessiva ou o uso crônico e abusivo podem enfraquecer o organismo como um todo, incluindo o sistema imunológico, o que facilita infecções. 

 

Não é necessário, porém em alguns casos o uso de antialérgicos, antitérmicos ou  analgésicos poderão ser precisos. Siga as orientações do seu médico. 

Cada vacina tem suas possibilidades de reação. De modo geral, dor, rubor e calor  local e febre baixa são normais em média por até 3 dias após receber a dose da  vacina. 

Atualmente, muitas vacinas são elaboradas no mesmo frasco. Por exemplo: a  Hexavalente é composta por seis “doenças” em uma aplicação. Para conforto do  paciente recomendamos até duas aplicações por vez. 

Braço direito ou esquerdo é indiferente, salvo em pacientes com alguma restrição. 

O Ministério da Saúde opta por, atualizar as recomendações referentes a co-administração das vacinas Covid-19 com as demais vacinas em uso no país para não mais exigir o intervalo mínimo de 15 dias. Desta forma as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer outro intervalo. 

Laboratório

O Laboratório Médico da Clínica Imunológica atende a vários convênios e particulares, executa exames de sangue, urina, fezes, secreções, com rapidez e precisão. Testes rápidos para várias doenças como amigdalites, influenza, vírus sincicial respiratório, dengue, HIV , Hepatites dentre outros, têm resultado imediato.

Exames toxicológicos para renovação de CNH e outras finalidades, teste de gravidez e teste de paternidade(DNA). Parceria com os laboratórios Álvaro (Dasa), Maricondi, Albert Einsten e Fleury (nos dois últimos somente particular).

TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO SARS-COV-2/COVID19, ANTICORPOS TOTAIS. Este teste NÃO é indicado para diagnosticar infecção ativa (presença do vírus), pois detecta especificamente os anticorpos que potencialmente impedem a ligação do vírus às células, podendo evitar a entrada do micro-organismo e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo. Por isso, são chamados de anticorpos de inibição viral. Diferente do Teste de Sorologia convencional, que detectam anticorpos do tipo IgG/IgM, marcando contato prévio com o vírus, porém não são específicos do tipo neutralizantes. 

    Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina. 

    Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais. 

    Sim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

    Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer exames nesta situação. 

    Sim, em vários exames como agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames. 

    Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 10 a 12 horas para triglicérides e frações de colesterol. Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum. Solicitar informações junto ao Laboratório Imunológica.  

    Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames, portanto o laboratório não recomenda. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames.  

    Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. 

    Não. Diferentemente da água, a ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar seu consumo seja puro, com açúcar ou com adoçante. 

    Nem todos. Desde que respeite o tempo estipulado de jejum, na maioria podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas para o resultado. Solicitar informações com as recepcionistas do Laboratório. Dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.

    Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratóriopor exemplo Aspirina, Vitaminas, anticoagulantes, contrastes, antibióticos em cultura de urina e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por seu médico. O laboratório informa, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga à suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado. 

    Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado.

    O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga. 

    Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar. O ideal é que a urina seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. 

     Exames de urina tipo I, Urocultura (cultura de urina) e Antibiograma podem ser colhidas em casa ou no laboratório, desde que colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. A entrega da urina no laboratório deve ser feita no máximo 2 horas após a coleta em temperatura ambiente. 

    Na maioria das vezes acontece porque houve pouco tempo de compressão no local da punção. Esta mancha roxa denomina-se “equimose” e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado também por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo aspirina).

    • Retire no laboratório o recipiente específico para coleta de urina 24 horas; 
    • Marque o horário da primeira urina. Este será o horário da última coleta, no dia seguinte; 
    • A primeira urina do dia deve ser desprezada, isso porque o exame leva em consideração a produção da urina em 24 horas; 
    • Todas as vezes em que for ao banheiro, você deve recolher a urina e depositar no recipiente específico para a realização do exame; 
    • Mantenha a urina sob refrigeração, na geladeira; 
    • Leve o material para o laboratório o quanto antes, ao final das 24 horas. O prazo máximo para a entrega da urina é 48 horas após o início do exame. 
    • Se houver alguma perda de urina ou algum material não for colhido, aborte e inicie o exame novamente no dia seguinte. Até mesmo um erro mínimo compromete a eficácia do resultado. 

    Coletar a amostra de fezes em um frasco limpo e seco fornecido pelo laboratório, Quando o paciente fizer uso de fraldas, a coleta deve ser feita logo após a evacuação; É muito importante que as fezes sejam coletadas com exímio cuidado para que não haja contaminação com urina ou água do vaso sanitário. Em caso de 3 amostras, estas devem ser coletadas em dias alternados. As amostras de fezes devem ser levadas ao laboratório imediatamente após a coleta, quando não for possível, conservar na geladeira por no máximo 24 horas após coleta. O uso de laxantes só com prescrição médica.

     Tatuagens e piercings não interferem nos resultados dos exames.

    Coletar exames após vacina, desde que não tenha qualquer efeito adverso, ou reação pela vacina, sem problema. Pode haver interferência se for algum exame relacionado à doença que a vacina protege. Em situações como essas é melhor avisar o paciente antes de se submeter ao exame

    Consulta do Viajante

    A Clínica Imunológica faz parte do diretório internacional de clínicas da ISTM (International Society of Travel Medicine), e o Dr. Marcelo Pesce Gomes da Costa possui o CTH (Certificate in Travel Health), emitido pela ISTM.

    Viajantes nacionais e internacionais contam com ampla e especializada gama de serviços, como consultas pré e pós viagem, imunização, emissão de laudos e documentos nas Línguas Inglesa, Francesa, Italiana, Alemã ou Espanhola.

    PARA PACIENTES QUE RECEBERAM A VACINA DE FEBRE AMARELA NA CLÍNICA IMUNOLÓGICA.

    (Idiomas: Inglês, Francês, Italiano, Alemã e Espanhola)

    Outros Serviços Disponíveis

    Demissionais, Admissionais, Orientação, Laudos PCMSO e LTCAT e Exames Laboratoriais.

    • Consultas
    • Vacinação
    • Coleta de exame
    • Valores à combinar

    © Todos os direitos reservados – Clínica Imunológica